Catastrofe (M. Jackson)

O rei do pop!

Michael Jackson, foi o maior idolo do mundo que já teve até o século XXI.

História do Rei do Pop…

Jackson planejava se despedir dos palcos com uma série de 50 shows na Arena O2 em Londres, a partir do próximo mês de julho. Todos os espetáculos tiveram todos os bilhetes vendidos em questão de horas, em março, quando convocou uma entrevista coletiva na Inglaterra para aunciar a empreitada. O primeiro desses shows, que seria no próximo dia 10 de julho, já havia sido adiado por conta de problemas de saúde do popostar, que não se apresentava ao vivo havia uma década.

Michael (centro) e o Jackson 5Michael (centro) e o Jackson 5

Astro precoce

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 e mostrou seu talento para a música e dança muito cedo. Ele começou sua carreira nos anos 60, aos cinco anos, com o grupo Jackson 5, formado também pelos seus quatro irmãos mais velhos. A partir de 1969, o grupo emplacou pelo selo Motown (a principal gravadora de música pop negra americana) sucessivos singles de sucesso nas paradas mundias, como “Going Back To Indiana” e “ABC”. O sucesso foi tanto que a banda se transformou em série de desenho animado em 1972 e Michael acabou iniciando carreira solo paralela.

Com sua crescente popularidade na década de 70, Michael partiu definitivamente para a cerria solo, deixando os irmãos para trás. Já como contratado de uma das maioresgravadoras do mundo, a CBS (hoje Sony), chegou ao ápice criativo em 1979, com seu quinto disco, Off The Wall, que rendeu hits como “Don´t Stop ´Til You Get Enough” e vendeu quase vinte milhões de exemplares. A carreira continuou em impressionante ascendência com Thriller, álbum de 1982 que consolidou em definitivo sua posição de megastar da geração MTV, a emissora de televisão que revolucionou o planeta na década de 80, fazendo a imagem se equiparar ao som na carreira de um artista do mundo musical. Ao mesmo tempo em que batia recordes de vendas com Thriller (mais de cem milhões de cópias), colocava sucesso atrás de sucesso nos primeiros lugares das paradas (sete das nove músicas do disco, entre elas “Bille Jean”, “Beat It” e a faixa-título, cosiderada um dos maiores videoclipes da história) e lançava moda entre os adolescentes de todo o mundo com suas roupas brilhantes e coreografias, em especial aquela deslizada flutuante para trás batizada de moonwalk.

A partir do início dos anos 90, os fatos sobre sua vida particular já chamavam muito mais atenção do que sua música. O que mais atraía o público eram as histórias sobre o rancho Neverland, na Califórnia, e a preferência do cantor por estar sempre acompanhado de crianças. Em 1993, o cantor foi acusado de ter molestado sexualmente um menor de idade. Segundo relatos da época, Jackson fez um acordo milionário com a família da suposta vítima fora dos tribunais em 1995. Dez anos depois, foi levado ao tribunal em Los Angeles plo mesmo motivo, mas acabou inocentado das dez acusações impostas a ele.

Em 2009, ao anunciar os shows em Londres Em 2009, ao anunciar os shows em  Londres

Sem lançar disco desde 2001, quando gravou Invincible, Jackson foi notícia graças ao julgamento pelo qual passou entre 2004 e 2005, também acusado de ter molestado um menor em 2003. Absolvido das dez acusações, logo após o julgamento o cantor passou por uma temporada de exílio no Bahrein, como convidado da família real do país do Oriente Médio. Em reconhecimento a sua carreira, em 2002 foi eleito o artista do século pela premiação American Music Awards.

O cantor veio pela primeira vez ao Brasil em 1974, quando o Jackson 5 fez uma turnê pela América Latina. Voltou a cantar no país em 1993, fazendo dois shows em São Paulo. Três anos depois, retornou para gravar o clipe da canção “They Don’t Care About Us” no Rio de Janeiro e na Bahia com o grupo Olodum. Curiosamente, as imagens gravadas por aqui compuseram um clipe alternativo e não pertencem ao vídeo oficial da canção, lançado para os mercados europeu e norte-americano.

Michael Jackson já vendeu em torno de 750 milhões de discos, ganhou 13 prêmios Grammy e é visto como um dos maiores artistas pop de todos os tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Agenda

    • fevereiro 2018
      S T Q Q S S D
      « jul    
       1234
      567891011
      12131415161718
      19202122232425
      262728  
  • Pesquisar